Os vermes, a igualdade e o caril de borrego

A propósito do afinco com que o Meta-Estado (no glossário cá de casa, o Estado em estado avançado de metástase social, como é o caso do Portugal aborregado pelo dançarino exótico que nos governa) reinventa a arte do esbulho, ocorrem-me dois ou três pensamentos fugazes.

Que se eu comprar um carro por cinco mil euro e o pagar em dinheiro vivo, é apenas justo, nobre e constitucional que tanto eu como o comprador sejamos taxados em quadruplicado, a fim de respeitar o princípio da igualdade lavrado no canhenho sagrado de onde brota o maná que empanturra enorme parte da récua de parasitas hoje inscritos nos cadernos eleitorais. Taxe-se o comprador, o vendedor, a pessoa-veículo, e a própria taxa. É igualitário e assegura o bem comum.

Tenho pessoa querida entre cujos vícios e virtudes se encontra a alusão frequente a George Steiner, um refugiado franciú dado a soundbites não conhecido por ser rigoroso nem humilde (“Literary criticism has about it neither rigour nor proof. Where it is honest, it is passionate, private experience seeking to persuade”, etc.) características comuns em ausência numa boa fatia daqueles para quem as noções mais rudimentares da matemática, da condição humana e das leis que regem o nexo causal do Mundo se apresentam com o mesmo grau de mistério que um congresso da Geringonça proporciona a quem o veja do lado de fora do manicómio. Não sei o que pensariam a trindade de homónimos Steiner, o DGS Francisco George cognominado O Fofo, ou Jorge-agora-Papa Francisco, do precipício a que chegámos, nem tao pouco me interessa. 

Interessa-me o quanto este outro já deve ter rido no Grande Palco Celeste de onde certamente observa a demência indígena, dela retirando inspiração rara de encontrar noutras fontes.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s