O dia em que os conservadores abraçaram os camaradas

Muitos dos indignados contra a diminuição dos subsídios públicos às escolas privadas esbracejam frequentemente o argumento – decisivo, dizem – da liberdade de escolha. Pormenorizando, defendem esses patuscos que os alunos mais pobres ficam, sem ajudas públicas, impedidos de optar entre frequentar uma escola pública ou uma escola privada.  Acrescentam muito apressadamente que nada os move contra a escola pública, até porque frequentaram excelentes escolas públicas (o típico acto falhado freudiano equivalente a quem proclama”eu não sou homofóbico, que até tenho alguns amigos homossexuais“).

O subconjunto dos indignados politicamente comprometidos inclui muitos dos protozoários neoliberais passistas ainda activos, alguns conservadores envergonhados e, claro, as corporações pró-episcopais e maçónicas, todos, comme d’habitude, de mãos dadas em torno do subido objectivo de não deixar morrer um negócio que alimenta muitas famiglias. Com a vantagem adicional de esta causa nobre servir de pretexto, se se conseguir incendiar suficientemente os figurantes das manifestações, para enfraquecer a força da izquierda unida.

Num país cada vez mais lamentavelmente sudamericano como este, o tema é complexo, mas a precipitação é suicida. Nunca pensei um dia ouvir dos bolcheviques da privatização que, afinal, a liberdade de escolha deve ser subsidiada pelo estado. Atente-se bem: a direita revolucionária defende que o estado deve pagar as escolhas dos cidadãos. E eu – que, evidentemente, andava enganada – a achar que os direitos individuais se exercem contra o estado, e não com a sua bênção (e subvenção).

E deixem de usar a palavra colégio, oh nóveis defensores da igualdade de oportunidades. Dá um tom ligeiramente betinho à causa.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s